Caminhemos ao Encontro de Jesus

“Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Nós vimos a sua estrela no Oriente, e viemos para prestar-lhe homenagem”( Mt 2,2). Os Magos através de um sinal no céu reconheceram o nascimento do novo rei. Tiveram coragem de deixar sua terra e fizeram uma longa viagem até encontrar o recém nascido nos braços de Maria.
O que seria essa Estrela? Teria sido um fenômeno astronômico? Um cometa? Um sinal de Deus? Ou a própria pessoa de Jesus? Hoje, nós temos como sinais a Palavra de Deus e os fatos da vida, para orientar nossa caminhada de fé ao encontro de Jesus.
Os Magos, guiados pela estrela, buscaram o novo rei e no caminho encontraram Herodes que ficou alarmado, enciumado com a notícia. Encontraram também os Sacerdotes e Escribas de Jerusalém, que conheciam as Profecias Bíblicas sobre o Messias Salvador, porém, não reconheceram os sinais e não foram a Jesus. O novo rei que nasceu pobre em Belém veio a terra para servir e salvar; Ele não veio destronar ninguém.
Os Magos alem de representar toda a humanidade que caminha para Jesus, fizeram a primeira adoração ao filho de Deus, foram generosos oferecendo presentes, o melhor que tinham. O encontro com Jesus muda o nosso jeito de viver e caminhar. Encontrando o Salvador eles fizeram outro caminho de volta.
“Na vida é preciso seguir uma estrela, um ideal, um projeto de vida. Essa é a estrela que brilha para nós no azul do céu. É o símbolo da luz da fé, que brilha nas trevas do pecado”(Ariel Álvarez). A Epifania é a festa da fé a recordar-nos que devemos esforçar por todos os meios para que todos os nossos amigos, familiares, todos se aproximem de Jesus.
Sejamos estrelas indicando o caminho ao próximo para que ele encontre o Messias Salvador. Há muitas maneiras de sermos estas estrelas, dando testemunho de Jesus Cristo. Isso na família, na Igreja e na sociedade. Sejamos luz para os outros.
O que você aprendeu com os Magos? O que poderemos oferecer ao Menino de Belém?
A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos. Albert Einstein