Comunidade são geraldo: muro de pedras

sao geraldoO Bairro São Geraldo do Muro é uma das comunidades rurais mais antigas do município de Ipuiuna, sua capela já é lembrada na década de quarenta pelo memorialista José Geraldo em seu livro sobre a origem de Ipuiuna. Segundo os membros da comunidade,  a origem do nome do Bairro surgiu através de um grande muro de pedras construído pelos escravos, cujos restos ainda existem até hoje.

Através de estudos realizados, concluiu-se que o Muro realmente foi construído por escravos, já que as técnicas usadas na construção são as mesmas aplicadas em muitas construções do século XIX, presentes por toda Minas Gerais. O muro do Bairro São Geraldo cercava os jardins de uma bela fazenda, a primeira do município de Ipuiuna, construída pelo pioneiro português Bernardo José Simões, no ano de 1795.

A capela foi construída em 1948 através da dação de um terreno feito pelo Senhor Saturnino Faria. O objetivo dessa construção era de reunir a comunidade local para a reza do terço e da Santa Missa, idéia do Senhor José Policarpo de Alvarenga que, mais tarde se tornou o animador da comunidade. Em 2008 a comunidade realizou uma festa com o objetivo de reformar a sua capela.

O nome do padroeiro do bairro foi escolhido com base na história de São Geraldo que nasceu em Muro, cidade do Sul da Itália. Pela comunidade passaram vários párocos. O primeiro pároco que celebrou a Santa Missa na comunidade foi Monsenhor Alderigi, que vinha a cavalo da cidade de Santa Rita de Caldas para as celebrações, os anos foram passando e nos dias de hoje o querido Pe. Toninho é quem nos ajuda a mantermos firmes na fé e nos ensina como é bom o amor de Deus.

 

Comunidade São Geraldo/ Denilson Vieira