Imaculada, Maria de Deus…

SEMENTE DE DEZEMBRO de 2012 – PARÓQUIA DE IPUIUNA

imaculadaNo dia 8 de dezembro, a Igreja celebra a Festa da Imaculada Conceição, professando que Ela foi concebida sem o pecado original.
A Festa é celebrada no tempo do Advento, tempo de preparação para o Natal. Maria foi quem primeiro se preparou para acolher o Filho de Deus. Para ser a mãe de Cristo, Deus escolheu uma mulher santa e pura, cheia de graça. Para ser digna, Mãe de seu Filho, Deus preservou Maria do pecado original e a fez cheia de graça e Imaculada, desde a sua concepção.
A Igreja desde o início, sempre acreditou que Maria foi agraciada por ser mãe do Salvador. No século XIII, Duns Scott, teólogo franciscano, defendia que Maria havia sido concebida sem o pecado original, afirmando que ela foi remida por Cristo como todas as pessoas humanas, mas antes de contrair o pecado original, em previsão dos méritos do Redentor que lhe são aplicados também.
Em 8 de dezembro de 1954, o Papa Pio IX, com a bula “Ineffabilis Deus” proclamou o dogma da Imaculada Conceição: Maria foi imune de toda mancha da culpa original desde o primeiro instante de sua concepção, em vista dos méritos de Cristo. Quatro anos mais tarde, N. Senhora confirmava essa verdade, quando apareceu em Lurdes: “Eu sou a Imaculada Conceição”.
A Virgem não é Imaculada por seus próprios méritos, mas pelos méritos daquele que, nascido de suas entranhas benditas, venceu a antiga serpente e destruiu o inimigo.
Pe. Toninho