O evangelho de Jesus escrito por Lucas

Junto com os Atos dos Apóstolos, o Evangelho de Lucas apresenta a história da salvação, que se desenrola em três momentos principais:
O Tempo do Antigo Testamento (Lei e Profetas) que se caracteriza pela promessa e espera do Reino de Deus. Esse momento chega até a atividade de João Batista. É o tempo de Israel, o povo da antiga aliança, ao qual Deus revelou seu projeto de salvação.
O Tempo de Jesus Cristo que se caracteriza pela chagada e concretização do Reino de Deus. Esse momento envolve a palavra, a ação e a vida de Jesus Cristo, que culminou com a sua morte e ressurreição. Aqui se realizou tudo o que o povo de Deus esperava: Deus manifesta inteiramente o seu projeto de salvação através da ação e da palavra de Jesus.
O Tempo da Igreja que se caracteriza pela difusão do Reino de Deus no mundo inteiro. Esse momento abrange a vida e missão da Igreja. Após a morte e ressurreição de Jesus, a Igreja recebe a missão de continuar a ação d’Ele no mundo todo, em todos os tempos e lugares.
O Evangelho de Lucas destaca Jesus como Salvador bondoso, que comunica e manifesta a misericórdia do Pai para com todos (Lc 15,1-32). Jesus é aquele que vem salvar todos os necessitados (Lc 4,16-21). Jesus é o homem que passa no meio de nós fazendo o bem, curando os enfermos e expulsando todos os males (At 10,38).
Pe. Ronaldo