O Mandamento do Amor no Evangelho de Marcos

Esta passagem de Marcos é o único lugar onde a relação de Jesus com um fariseu não é hostil. Também é o último confronto de Jesus com os seus adversários antes da prisão. Marcos termina o conflito mostrando que ninguém mais desafiava Jesus. Concluindo, Jesus vence os fariseus, reprova seu modo de viver e mostra que para pertencer ao Reino não basta seguir a lei, mas acima de tudo, ela deve ser acompanhada com a prática da justiça e do amor.
Este texto de Marcos é muito útil para um exame de consciência e preparação para uma boa confissão. O primeiro ensinamento de Jesus é o amor a Deus. Portanto, pergunte à sua consciência como você tem amado a Deus? Que lugar Deus ocupa na sua vida? Se você não tem trocado Deus por coisas como o trabalho, dinheiro, festas, televisão e outras coisas… Das 24 horas que o dia tem, quanto tempo você tira para rezar e para falar com Deus?
Quanto ao segundo mandamento “amar ao próximo como a si mesmo”, pergunte ao seu coração como tens amado as pessoas que estão próximas a você? Veja se você é uma pessoa capaz de perdoar, pedir perdão, aberta ao diálogo, solidária, alguém que cuida e respeita. Veja se as suas palavras, atos e atitudes são geradoras de vida, esperança, paz ou se causam dor, sofrimento e morte nas pessoas.
Finalizando veja como você tem amado a sua própria pessoa. Deus lhe deu a dignidade de Filho. O amor a Deus e ao outro também pede um verdadeiro amor próprio, um cuidado com a sua vida, afinal você é filho de Deus! Veja se você não tem vícios, como o cigarro, bebida, drogas, pornografia e outros vícios que aos poucos vão deformando a imagem de Deus na sua pessoa. Não seria hora de cuidar melhor de você, amando a Deus e o outro como a si mesmo? Pe. Ronaldo